Nota de Repúdio ao GDF e em Apoio a Luta dos/as professores/professoras da Educação Básica

O GEPFAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos), da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, vem por meio desta nota demonstrar em público nosso total repúdio e indignação a toda ação violenta do Governo do Distrito Federal, contra os professores da Secretaria de Educação, que tem sido manifestada de diversas formas de ataque, ferindo direitos trabalhistas, fragilizando as condições do exercício do trabalho docente, desrespeitando os professores como trabalhadores, servidores e profissionais da educação pública. Não aceitamos nenhum meio de violência e repressão contra o direito de manifestação do movimento dos professores. Repudiamos a utilização da força policial e de armas, balas de borracha, spray de pimentas e ordem de prisão contra professores e professoras. Exigimos respeito!

O GEPFAPe que é composto por estudantes da graduação e da pós-graduação da UnB e professores da UnB e da Secretaria de Educação do DF se sensibiliza a classe dos professores e das professoras, se colocando a favor da luta pelos direitos trabalhistas, por uma carreira que valoriza o profissional da educação e por condições qualificadas de trabalho. Entendemos que todas as retaliações lançadas pelo GDF contra a classe dos professores, desde o início do ano, alegando ajuste fiscal, é uma forma de fazer a classe trabalhadora pagar pela crise financeira que o Governo alega estar passando. Nos posicionamos contrários as formas verticalizadas e arbitrárias com que decisões no âmbito da educação tem sido tomadas, ameaçando um modelo de gestão democrática conquistado em nossas escolas como parte de uma luta da sociedade e dos movimentos pró-educação, e que afetam de forma direta no exercício da profissão.

Todo apoio à luta dos professores e das professoras, por uma educação pública gratuita de qualidade! Que o sentido da luta seja também o sentido do nosso trabalho.