III Seminário do GEPFAPe

O III Seminário de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos do GEPFAPe aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015 e teve como tema “Formação e Trabalho Docente na Perspectiva do Materialismo Histórico Dialético”, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

A proposta do evento foi de promover debates e análises de pesquisas sobre a formação e atuação de professores/pedagogos.

O III Seminário do GEPFAPe reuniu pesquisadores, professores do Ensino Superior e Educação Básica, estudantes e comunidade em geral.

III Seminário 2015 (97)
Mesa redonda: perspectivas de formação de professores

Mesa redonda sobre Perspectivas de Formação de Professores – coordenação de Leonardo Bezerra do Carmo (SEDF/GEPFAPe), apresentação de pesquisa sobre “Trabalho docente e emancipação” por Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima (PPGE/FE/UnB/IFB), pesquisa sobre “Projeto de formação de professores no PNAIC” por Viviane Carrijo Volnei Pereira (PPGE/FE/UnB/SEDF) e a pesquisa “Projeto de formação continuada” por Alessandra Batista de Oliveira (PPGE/FE/UnB/SEDF).

III Seminário 2015 (6)
Mesa redonda: Profissionalidade e trabalho docente na educação profissional

A mesa redonda sobre Profissionalidade e Trabalho Docente na Educação Profissional foi coordenada pela Profa. Dra. Shirleide Pereira da Silva Cruz (PPGE/FE/UnB) e contou com os alunos do PROIC/FE/UnB e Projeto 3 que falaram sobre “A produção bibliográfica sobre profissionalidade docente na Educação profissional em periódicos e eventos de educação” e Blenda Cavalcante de Oliveira (PPGE/FE/UnB/IFB) que apresentou a pesquisa sobre “Verticalização na Educação Profissional e Tecnológica e Trabalho Docente no IFB”.

III Seminário 2015 (5)
Blenda Oliveira apresenta pesquisa sobre Verticalização na Educação Profissional e Trabalho Docente no IFB
III Seminário 2015 (50)
Mesa redonda: Adriana Vargas coordena a mesa sobre Formação Profissional Currículo e Trabalho

No dia 4/12/15 aconteceram as mesas redondas com as temáticas “Desenvolvimento profissional docente: ciclos da carreira” com a coordenação de Solange Cardoso (GEPFAPE/UnB) com pesquisas sobre a “Empiria das pesquisas sobre professores iniciantes” apresentado por Polliana Rocha Dias Araújo, Kíssila Garcia Candido Silva e Diego Câmara Lima (Graduação/FE/UnB)

III Seminário 2015 (7)
Polliana Araújo fala sobre a Empiria das pesquisas sobre professores iniciantes

As pesquisas sobre “Apontamentos iniciais sobre professores ingressantes na SEDF” foi apresentada por Quérem Dias de Oliveira Santos e Fabiana Moreira Vincentim (PROIC/FE/UnB). A pesquisa sobre “Professores iniciantes na educação infantil” foi apresentada por Letícia Marinho Eglem de Oliveira (PPGE/FE/UnB/SEDF) e Rosiris Pereira de Sousa (PPGE/FE/UnB).

III Seminário 2015 (66)
Deise Rocha fala sobre o Sentido da Escola para Professores Iniciantes

A pesquisa sobre o “Sentido da escola para professores iniciantes” foi apresentada por Deise Ramos da Rocha (PPGE/FE/UnB) e a pesquisa “Sentidos da escola para professores experientes” foi apresentada por Sandra Aleida Ferreira Camargo (PPGE/FE/UFG).

III Seminário 2015 (49)
III Seminário GEPFAPe

A mesa redonda sobre “Formação profissional: currículo e trabalho” foi coordenada por Adriana Rezende Vargas (PPGE/FE/UnB) e teve os trabalhos apresentados por Marcos Jerônimo Dias Júnior (PPGE/FE/UFG) que falou sobre “Ontologia, ideologia, currículo e violência subliminar: relações e contradição na Educação Física”, Milene do Amaral Ferreira Vicente (PPGE/FE/UFG) falou sobre “Trabalho e formação de professores nas escolas de tempo integral da rede municipal de Goiânia” e Michele Miranda de Azevedo (PPGE/FE/UnB/SEDF) falou sobre “Formação e carreira do orientador educacional”

III Seminário 2015 (38)
Michele Miranda de Azevedo fala sobre Formação e Carreira do Orientador Educacional

A mesa de encerramento do evento teve como tema “Materialismo histórico dialético e a pesquisa sobre a formação de professores” e foi coordenada por Blenda Cavalcante de Oliveira (PPGE/FE/UnB/IFB) e teve como palestrantes a Profa. Dra. Sandra Valéria Limonta Rosa (PPGE/FE/UFG) e o Prof. Dr. Sadi Dal Rosso (ICS/UnB).

III Seminário 2015 (28)
Prof. Dr. Sadi dal Rosso (UnB) e Profa. Dra. Sandra Limonta (UFG)

O III Seminário do GEPFAPe foi encerrado com a certeza da contribuição e produção de conhecimentos significativos sobre o campo da formação de professores e trabalho docente.

III Seminário 2015 (27)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s