Coordenadora do Gepfape lança livro: Professor Polivalente

Durante a 38º Reunião Nacional da Anped*, que aconteceu entre os dias 01 e 05 e outubro de 2017, em São Luís, no Maranhão, a coordenadora do Gepfape e professora da Faculdade de Educação da UnB**, Shirleide Cruz, lançou livro intitulado “Professor Polivalente: profissionalidade docente em análise“.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A equipe Gepfape manifesta a alegria e o orgulho pela concretização da obra e realização do trabalho de nossa coordenadora.

Descrição:

Este livro traz reflexões sobre o professor polivalente, aquele que é habilitado para lecionar diferentes áreas de conhecimento do currículo de educação básica, seja nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação infantil ou na Educação de Jovens e Adultos. Realizando um estudo empírico na rede de ensino municipal de Recife, embasado pela análise do construto da profissionalidade, a autora observa o trabalho desse professor como um trabalho inteiro, que desenha uma profissionalidade para ser e estar na profissão docente no contexto da polivalência. Parte, portanto, do pressuposto de que o que vem sendo propagado − ainda que de forma não tão explícita − a respeito de que o domínio do conteúdo das disciplinas de referência seria um elemento para os discursos oficiais, definidor de uma profissionalidade polivalente de qualidade, chegando, por vezes, a compará-lo quase que diretamente com o professor especialista ou professor de matéria, não atenderia a todas as especificidades da caracterização desse professor que tem a demanda de lecionar as diversas áreas de conhecimento do currículo da educação básica, buscando responder às seguintes perguntas: quais são os elementos configuradores da especificidade da docência polivalente? Que relação apresenta-se entre os conhecimentos específicos e os didático-pedagógicos na constituição da profissionalidade polivalente? Desse modo, esta obra é recomendada para o estudo em cursos de graduação e pós-graduação na área de Educação, em programas de iniciação à docência, de extensão em diálogo com a escola, em grupos de estágio, bem como para gestores públicos de sistema de ensino, uma vez que tal profissionalidade polivalente só pode ser construída na relação entre a polivalência real efetivada pelos professores e as condições concretas objetivas possibilitadas por políticas públicas que se aproximem cada vez mais das necessidades laborais da função docente na sociedade.

ISBN: 978-85-473-0771-4

Shirleide Pereira da Silva Cruz

Para obter um exemplar ou saber mais informações sobre o livro, acesse: http://www.editoraappris.com.br/produto/professor-polivalente-profissionalidade-docente-em-analise

*Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação

**Universidade de Brasília

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s