PROGRAMAÇÃO

VI SEMINÁRIO SOBRE MARXISMO E FORMAÇÃO DO EDUCADOR


INICIOINSCRIÇÃO E SUBMISSÃO – – CONTATO TRABALHOS APROVADOS


14 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)

TARDE

17h-19h: Credenciamento

NOITE

19h-19h30: Mesa de Abertura

  • Profª Drª Maria Abádia da Silva – PPGE-FE/UnB (Águia)
  • Profª Drª Edileuza Fernandes da Silva – PPGE-FE/UnB (MarxEduca)
  • Profª Drª Kátia Curado – PPGE-FE/UnB (Gepfape)
  • Prof. Dr. Erlando Rêses – PPGE-FE/UnB (Consciência)

19h30-22h: Palestra: Educação e emancipação humana: marcos do capitalismo e do marxismo

  • Prof. Dr. Ivo Tonet – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

 

15 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

MANHÃ

08h30-12h: Palestra – Metodologia de Pesquisa na formação de professores

  • Profª Drª Helena Costa Lopes de Freitas (UNICAMP)

 

TARDE

14h-18h: Relatos de experiências pedagógicas da rede pública de ensino do DF.

– Escola “sem muros” e de qualidade social – Centro de Ensino Fundamental 801 – Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas.

  • Prof. Afonso Wescley de Medeiros Santos

– Projeto Agrourbano Plantando Água – Centro de Ensino Educacional Agrourbano Ipê – Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante

  • Profª Gedilene Lustosa Gomes de Almeida

 – Projeto Mulheres Inspiradoras: Educação para a transformação social – EAPE/SEDF

  • Profª Gina Vieira Ponte de Albuquerque

Mediação: Nathalia Cassettari – PAD/FE-UnB

 

16 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

MANHÃ

08h-12h: Apresentações de pesquisas de alunos na área de formação docente e trabalho pedagógico

TARDE

14h-18h: Palestra – Análise de dados por meio de núcleos de significação

  • Profª Drª Wanda Maria Junqueira de Aguiar – PUC-SP

 

17 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

MANHÃ:

08h-12h: Apresentações de pesquisas de alunos na área de formação docente e trabalho pedagógico

Sessão de pôster

TARDE:

14h-18h: Apresentações de pesquisas de alunos na área de formação docente e trabalho pedagógico

Sessão de pôster

– Avaliação e encerramento do seminário.


Sobre os palestrantes

Prof. Dr. Ivo Tonet – UFAL

ivo-tonet-

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Educação

pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor de filosofia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em Filosofia política, atuando principalmente nos seguintes temas: socialismo, marxismo, política e educação. Aposentado a partir de 09/04/2013.

Profa. Dra. Helena Costa Lopes de Freitas – UniCamp

0eae28dcdcfe5029984bd2f73184e307Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Desenvolveu seu pós-doutorado junto à USP, sob coordenação da Profa. Selma Garrido, com o tema Formação de Professores em Cuba e Rússia. (1995). Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, desenvolveu-se na área de Educação, atuando no campo da Formação do Educador, com ênfase principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas de formação, diretrizes curriculares, licenciaturas, curso de pedagogia e movimento dos educadores. É membro da ANFOPE – Asociação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Colaborou com a CAPES no período de fevereiro 2008 a janeiro de 2009, como Coordenadora Geral de Programas de Apoio à Formação e Capacitação Docente da Educação Básica. De fevereiro de 2009 a agosto de 2011, colaborou com a Secretaria de Educação Básica do MEC, na Coordenação-Geral de Formação de Professores, responsável pelos Programas de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e pelo Programa Profuncionário. De janeiro a setembro de 2013, foi diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação Da Prefeitura Municipal de Campinas.

Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar – PUC-SP

transferirProfessora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Mestrado (1988) e Doutorado (1996) em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação de Professores e do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Recebeu Bolsa Produtividade PQ 2 em 2028. Publicou 18 artigos em periódicos especializados e 60 trabalhos em anais de eventos. Possui 40 capítulos de livros publicados e participou da organização de 4 livros nos últimos dez anos. Participou de 11 eventos no exterior e 31 no Brasil. Orientou 38 dissertações de mestrado, e 19 de doutorado, sendo que no momento orienta 4 alunos de doutorado, 8 de mestrado e 1 de iniciação científica. Atua na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia Sócio-Histórica. Coordenou o Projeto de Cooperação Acadêmica – PROCAD (2008-2012), realizado em parceria entre as instituições PUCSP, UFAL, UNISA RJ, com apoio da Capes. Atualmente coordena outro PROCAD (2015-2018), que está sendo realizado entre as instituições PUCSP, UFAL, UFPI, UERN, com apoio CNPq/Capes. É líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ- Atividade Docente e Subjetividade (GADS). Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, são: educação, psicologia da educação, formação de professor, atividade, subjetividade, sentidos e significados, transformação.

Anúncios