Círculos Formativos com Professores Iniciantes/Ingressantes

O projeto origina-se de preocupações voltadas aos professores que iniciam na docência, uma vez que nos primeiros anos na carreira esses profissionais enfrentam desafios particulares, tais como: aprender a adaptar seus saberes disciplinares à realidade do cotidiano, a gerir a sala de aula, a refletir sobre sua prática, dentre outros. Pretende-se, assim, desenvolver atividades formativas com esses sujeitos, a fim de contribuir com uma inserção positiva na carreira, incidindo sobre a prática profissional, a valorização e a permanência no trabalho docente.  A proposta está organizada em círculos formativos, nos quais os professores iniciantes/ ingressantes da rede pública do Distrito Federal serão convidados a propor temáticas a partir de suas demandas. Operacionalmente, serão realizados encontros quinzenais com esses professores, totalizando uma carga horaria de cento e vinte horas. O desenvolvimento deste projeto visa que os professores participantes produzam conhecimentos que os ajudem a construir sua percepção sobre a prática e a superar os dilemas por eles vivenciados, bem como contribuir com a fundamentação de propostas para o acompanhamento profissional dos docentes iniciantes/ingressantes. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogo – GEPFAPe, que tem como objetivo construir diálogos que articulem teoria e prática na formação inicial e no exercício profissional da docência, possibilitando a investigação e a construção de perspectivas teóricas e metodológicas sobre a formação docente. Deste modo, envolverá professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, possibilitando a articulação dessa proposta de extensão com atividades de ensino e pesquisa.