Pesquisa

Projeto Guarda-chuva: Formação de professores: políticas, concepções, projetos e profissionalidade.

Projeto guarda-chuva do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe), de ação permanente que integra os três eixos: políticas, concepções e profissionalidade. Desenvolve estudos sistemáticos acerca da formação e atuação dos professores, envolvendo a investigação das múltiplas determinações e contradições na implementação das políticas de formação e valorização, no processo do desenvolvimento docente e no exercício da profissão. Visa analisar e compreender perspectivas epistemológicas para a formação de professores, a constituição, viabilização e implementação de políticas, as concepções que permeiam as propostas de formação, bem como, os processos e práticas dos profissionais docentes, especialmente, os pedagogos. No conjunto de seus estudos, aborda as temáticas: identidade, trabalho docente, profissionalização, políticas públicas, gênero, formação de professores, função docente, formação continuada. As investigações são realizadas tendo como base uma abordagem sócio-histórico dialética, a partir da qual vêm produzindo conhecimentos significativos.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.


A Construção da Profissionalidade Docente Bacharéis na Educação Profissional e Tecnológico

O projeto pretende ampliar a discussão e a análise de elementos da construção da profissionalidade docente na educação profissional e tecnológica de bacharéis. Desta feita, tomamos como objetivo central investigar as dimensões constitutivas da profissionalidade docente na EPT. Tendo ainda como objetivos específicos: Delinear a trajetória acadêmica dos professores da EPT do IFB que não possuem licenciatura e nem formação pedagógica complementar; Identificar os conjuntos formativos e experienciais que possibilitam o profissional da EPT construir o ser docente; Identificar qual o significado da profissão professor atribuído pelos investigados. No contexto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), este estudo vincula-se ao Departamento de Planejamento e Administração e ao grupo de Estudos e Pesquisas sobre formação e atuação do Professor/Pedagogo- GEPFAPe.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro

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Aprendendo a Profissão: professores em início de carreira, as dificuldades e descobertas do trabalho pedagógico no cotidiano da escola

 O presente projeto origina-se de preocupações voltadas para a prática docente de professores que se iniciam na docência e dos desafios e dilemas mais frequentes que esses professores enfrentam. Trata-se de privilegiar, mediante a pesquisa e ações formativas especificas, os professores iniciantes que poderão construir sua percepção sobre sua prática e desenvolver possibilidades de ação no enfrentamento dos desafios encontrados. O projeto tem como objetivo construir diálogos que articulem teoria e prática na formação inicial e no exercício profissional da docência, por meio de acompanhamento pedagógico, possibilitando a investigação e a construção/ aplicação de tecnologias sociais para a formação docente. O projeto assume o compromisso social, político e ético, voltado para uma sólida concepção teórica no âmbito da interdisciplinaridade nas áreas específicas de conhecimento científico, pela unidade entre teoria e prática, por meio de acompanhamento pedagógico. Espera-se, como produto da pesquisa-formação, a construção de tecnologias sociais para a investigação e intervenção nos processos de formação docente dos professores iniciante, estimulando os professores a se apropriarem dos saberes de que são portadores e que, por vezes, não conseguem reconhecê-los e apontam para a necessidade de se considerar e reconsiderar alguns conceitos, bem como o uso social que deles se faz dentro do universo profissional dos professores. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação, onde os participantes são ao mesmo tempo sujeitos da pesquisa e se formam com/nela. Os participantes aprendentes comentam o desenvolvimento e as modalidades do trabalho biográfico, construindo suas capacidades de escuta e de partilha, atentos às considerações sobre formação tecidas ao longo do trabalho. Operacionalmente, o grupo de professores iniciantes nos anos iniciais do ensino fundamental terão encontros mensais com os professores-pesquisadores. Os acadêmicos frequentarão as salas de aulas dos professores iniciantes durante 7 dias no mês, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das aulas e os principais desafios enfrentados pelos professores, sendo que a esta ação chamaremos de Residência Pedagógica. Os resultados esperados com o desenvolvimento deste projeto é que ele produza conhecimentos na área de formação de professores no que se refere aos dilemas vividos pelo professor iniciante, visando contribuir para a fundamentação de propostas sobre acompanhamento profissional dos docentes iniciantes da educação infantil e educação básica.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

Financiador(es): (CNPq) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

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Epistemologia da práxis: pressupostos teóricos e práticos para a formação de professores

Descrição: Construir um corpo de conhecimentos teóricos-práticos que contribua para uma proposta de formação de professores da Educação Básica tendo como referência a formação de professores como problema de conhecimento referido à tessitura das relações sociais que se desenvolvem no plano estrutural, conjuntural e nas práticas cotidianas do trabalho historicamente constituído.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa.

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Formação continuada: estudo de concepções

Descrição: A presente pesquisa busca analisar as concepções de formação continuada implantada como política pública a partir da constituição em 2003 da rede Formação Continuada de Professores. De forma teórica, aborda-se diferentes concepções de formação continuada de professores, de modo a entender seu aspecto formal e outras possibilidades não-formais. Como proposta metodológica trabalha-se com diferentes sub-projetos estudando os programas e projetos de formação continuada vinculados a rede.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

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Observatório da formação e valorização docente: configurações e impactos da implementação dos Fóruns Permanentes de Apoio à Formação do Magistério

Pesquisa coordenada pelo Núcleo de Pesquisa em Educação da Anfope e aprovada pelo CNPq, com o objetivo de conhecer os impactos da implementação dos Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente (FPAFD) dos estados da Região Centro Oeste, quais sejam: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como o  Fórum do Distrito Federal. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, à Linha de Pesquisa: “Estado, Políticas e Instituições Educacionais”, ao Núcleo de Pesquisa em Educação da PUC Goiás, ao Núcleo de Pesquisa da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação, ao Grupo de Pesquisa “Políticas Educacionais e Gestão Escolar” do CNPq e à Rede Goiana de Pesquisa Estado, Instituições e Políticas Educacionais, coordenado pela Profª Drª Iria Brzezinski.

Financiado pela FAPEG.

Situação: Em andamento.

Natureza: Pesquisa.

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