VI Seminário – 2017

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UNIVERSIDADE E REDE DE ENSINO PENSANDO JUNTAS A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

27 de OUTUBRO de 2017

APRESENTAÇÃO

O evento ocorreuno dia 27 de outubro de 2017, na Faculdade de Educação/ Universidade de Brasília – UnB e teve como tema: Universidade e Rede de ensino pensando juntas a formação de professores. A proposta promoveu debates e análises de pesquisas já concluídas e relatos de experiências sobre a formação e atuação de professores/pedagogos. Foi organizado em mesas temáticas e sessão de pôsteres, perpassando os eixos temáticos do GEPFAPe. O VI Seminário do GEPFAPe reuniu pesquisadores, professores do Ensino Superior e Educação Básica,  estudantes e comunidade em geral.


TRABALHOS APROVADOS

27 DE OUTUBRO DE 2017

 14h00 – 15h45 – MESA REDONDA: FORMAÇÃO CONTINUADA: POLÍTICAS, PRÁTICAS E O COTIDIANO ESCOLAR

  • Profa.  Maira Vieira Amorim Franco – SEDF/Mestrado-UnB – O grupo focal como instrumento de geração de dados para análise da formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
  • Profa. Sheila Cristina Monteiro Matos – UnB – As interfaces da política de formação de professores do PNAIC em áreas de vulnerabilidade social na região metropolitana do Rio de Janeiro: construindo experiências e tecendo novas ressignificações para uma prática emancipadora.
  • Profa. Ana Kátia Da Costa Silva – SEEDF – A formação continuada no espaço tempo de coordenação pedagógica e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas: a reflexão dos professores no âmbito do curso Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa na Escola Classe 415 de Samambaia
  • Pedag. Maria Do Socorro Pereira – SEEDF – O pedagogo escolar e os desafios da formação continuada aos professores e gestores
  • Profa. Paula Janaina Da Silva – SEEDF – Formação continuada: para a descolonização da prática pedagógica
  • Pedag. Danielly Maidana De Menezes Vieira – IFB – Formação continuada de docentes em educação e estudos étnico-raciais

16h00 – 17h30 – MESA REDONDA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO

  • Hist./Estudante Yuri Barbosa Santos – UnB/IFB – Zona autônoma temporária: entre ocupar e invadir a Universidade de Brasília[2014]
  • Profa. Maria Eneida Da Silva – UEG-Luziânia – O encontro de formação de professores – Enforma: uma experiência da extensão acadêmica processual-orgânica
  • Profa. Fabricia Estevão da Silva – SEEDF – O gestor escolar e seu papel na inserção de professores iniciantes na SEEDF
  • Profa. Aline Joylan Avelino De Araújo – SEEDF – Professores: desafios e descobertas no início da prática docente
  • Profa. Aline Sampaio De Oliveira  – EAPE/SEEDF – Relato de experiência sobre o curso para o professor iniciante desenvolvido na EAPE
  • Profa. Josimara Xavier – SEEDF – A organização do trabalho pedagógico no ambiente escolar– desafios para se constituir novas práticas pedagógicas

Normas para exposição dos trabalhos:

Para que o debate ocorra da forma mais agradável possível, a seguir, listamos algumas normas e orientações para a exposição de seus trabalhos.

  1. Cada apresentação discorrerá de no máximo 10 minutos
  2. As exposições deverão apresentar o tema, objetivo da proposta de debate, e discorrer das ideias contendo início, meio e fim.
  3. Aos que quiserem utilizar de material de exposição como slides, solicitamos que comuniquem por e-mail, ao confirmar sua presença: unbgepfape@gmail.com. Pedimos também que passe o material para a Comissão Organizadora, cerca de 30 minutos antes do início da mesa.
  4. Haverá uma pessoa mediando a mesa e orientando todos os expositores.
  5. Haverá tempo de debate após a exposição de todos os componentes da mesa.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Comissão Organizadora.

BAIXE AQUI  AS NORMAS PARA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

APRESENTAÇÃO DE PÔSTERS

  •  Bárbara Luísa de Moura – Estudante/UnB – Aprendendo a profissão – Professores em início de carreira, as dificuldades e descobertas do trabalho pedagógico no cotidiano da escola: A recepção dos ingressantes
  • Ingrid Louize Nascimento – Estudante/UnB – A construção da profissionalidade docente bacharéis na educação profissional e tecnológica
  • Kézia Andrade Silva Braga – Estudante/UnB – A Organização do trabalho pedagógico dos bacharéis do início de carreira nos Institutos federais de Brasília
  • Querem Dias de Oliveira Santos – Estudante/UnB – Aprendendo a profissão – Professores em início de carreira, as dificuldades e descobertas do trabalho pedagógico no cotidiano da escola
  • Rebecca Reseck Wanderley Dias – Estudante/UnB – O Ensino de Filosofia como Problema Filosófico: um retorno às origens
  • Valdete Gomes Pereira Araujo – Estudante/UnB – Licenciatura em Educação Profissional: um estudo das experiências no Brasil

Normas para exposição dos PÔSTERS:

Para que o debate e a exposição ocorram da forma mais agradável possível, a seguir, listamos algumas normas e orientações para mediação das mesas.

Abaixo seguem as orientações dadas aos autores/expositores dos pôsters.

  1. Cada apresentação discorrerá de no máximo 05 minutos
  2. As exposições deverão apresentar o tema, objetivo da proposta de debate, e discorrer das ideias contendo início, meio e fim – retratando o que trazem no pôster.
  3. Os pôsters ficarão em exposição no Hall do Dois Cadangos. As apresentações se iniciarão às 11h. Solicitamos que pendurem seus pôsters com 30 minutos de antecedência. Os pôsters terão lugar marcado para serem afixados. Qualquer dúvida procurar alguém do comitê científico.
  4. Haverá duas pessoas responsáveis passando para fazer arguições afim de fomentar o debate e cooperar com a pesquisa.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Comissão Organizadora.

BAIXE AQUI  AS NORMAS PARA EXPOSIÇÃO DOS POSTERS

COMITÊ AVALIADOR


PROGRAMAÇÃO

Local: Auditório Dois Candangos – FE-5 – Faculdade de Educação, UnB.

Manhã

08h00 – Credenciamento

08h30 – Cerimônia de abertura e Atividade cultural

9h – Mesa de Abertura: Integração entre Universidade e rede de ensino para a formação de professores

Palestrante: a confirmar

10h30 – Debate

11h00 – Apresentação de Trabalhos – Pôster – Hall do Dois Candangos

12h- Almoço

Tarde

14h – Mesa Temática 1 – Pesquisas e relatos de experiências a partir dos Eixos de Pesquisa do GEPFAPe

15h15 – Debate

15h45 – Lanche

16h00 – Mesa temática 2 – Pesquisas e relatos de experiências a partir dos Eixos de Pesquisa do GEPFAPe

17h15 – Debate

17h30 – Síntese do evento

18h00 – Encerramento


PUBLICO A QUEM SE DESTINA

O VI Seminário se destinou a toda comunidade acadêmica que teve interesse em estudar e debater a formação e o trabalho docente.

Assim, se destinou a estudantes e professores da Universidade de Brasília, da Secretaria de Educação do Distrito Federal, do Instituto Federal de Brasília, e demais unidades escolares de educação básica e superior interessadas.


EIXOS TEMÁTICOS

  • Formação de professores: políticas, concepções, projetos e profissionalidade.
  • A Construção da Profissionalidade Docente Bacharéis na Educação Profissional e Tecnológico
  • Professores em início de carreira, as dificuldades e descobertas do trabalho pedagógico no cotidiano da escola
  • Epistemologia da práxis: pressupostos teóricos e práticos para a formação de professores
  • Formação continuada: estudo de concepções


SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Desejando integrar as atividades do Gepfape com os professores da Educação Básica e outras instituições de ensino superior, grupos de pesquisas e estudiosos da Formação e Trabalho Docente, essa edição do Gepfape propõe a participação integrada nas mesas temáticas que se constituirão a partir da submissão de proponentes externos de relatos de pesquisa/experiência, ou para serem apresentadas na modalidade de pôster.


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O evento será organizado em mesas temáticas e sessão de pôsters, perpassando os eixos temáticos do GEPFAPe,  nos quais os participantes podem inscrever resumo para apresentação oral.

Cada proponente poderá inscrever apenas um trabalho. O proponente deverá obrigatoriamente preencher ficha de inscrição no evento.

Envio dos resumos expandidos até 20/10/2017. Resultados 23/10/2017.

Inscrição e envio do resumo pelo site do Gepfape:  https://gepfape.com.br.

EIXOS TEMÁTICOS DO GEPFAPe 

  1. Formação de professores: políticas, concepções, projetos e profissionalidade.
  2. A construção da profissionalidade docente. Bacharéis na Educação Profissional e Tecnológico
  3. Professores em início de carreira, as dificuldades e descobertas do trabalho pedagógico no cotidiano da escola.
  4. Epistemologia da práxis: pressupostos teóricos e práticos para a formação de professores.
  5. Formação continuada: estudos e concepções.

MESA TEMÁTICA 

  1. As mesas temáticas serão organizadas a partir das propostas aprovadas pelo Comitê Científico, devendo obrigatoriamente estar vinculado com um dos eixos temáticos de pesquisa do Gepfape.
  2. As propostas deverão ser apresentadas em formato de resumo expandido.
  3. Os relatos de experiência e/ou de pesquisa que não forem contemplados pelo Comitê Científico para compor mesa temática poderão ser encaminhados para apresentação como pôster.
  4. O resumo deve conter os seguintes itens e normas:

Formato: O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens de 3 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5. O texto deverá iniciar com o título do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 12, em negrito, centralizado.

Dados iniciais: Nome do autor, vinculação institucional e e-mail à direita. Indicar o EIXO TEMÁTICO ao qual o resumo está vinculado. Para essa modalidade só será aceito um autor por trabalho.

Extensão: Apresentar texto em parágrafo único. Os resumos devem ter uma extensão máxima de 2000 mil caracteres com espaços.

Conteúdo do texto: Deve conter introdução (tema, objetivo, justificativa, metodologia), desenvolvimento, considerações finais. Apresentar três palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

  1. Para a apresentação oral serão destinados até 15 minutos, não podendo ultrapassar esse tempo.
  2. Haverá disposição de data-show e computador para utilização de material a ser projetado. Em caso de necessidade de projeção, o material deverá ser levado em arquivo compatível em pen-drive.

PÔSTER 

  1. A sessão de pôsters será organizada a partir das propostas aprovadas pelo Comitê Científico, devendo obrigatoriamente estar vinculado com um dos eixos temáticos de pesquisa do Gepfape.
  2. As propostas deverão ser apresentadas em formato de resumo expandido, contemplando relatos de experiencia, relatos de pesquisa ou pesquisas em andamento.
  3. O resumo deve conter os seguintes itens e normas:

Formato: O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens de 3 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5. O texto deverá iniciar com o título do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 12, em negrito, centralizado.

Dados iniciais: Nome do(s) autor(es) (até TRÊS autores), vinculação institucional e e-mail à direita. Indicar o EIXO TEMÁTICO ao qual o resumo está vinculado (antes do resumo, alinhamento justificado).

Extensão: Apresentar texto em parágrafo único. Os resumos devem ter uma extensão máxima de 2000 mil caracteres com espaços.

Conteúdo do texto: Deve conter introdução (tema, objetivo, justificativa, metodologia), desenvolvimento, considerações finais. Apresentar três palavras-chave separadas por ponto e vírgula.

  1. O pôster completo, uma vez aprovado seu resumo pelo Comitê Científico, será apresentado no VI Seminário Gepfape. Deverá ter altura, máxima, de 120 cm e largura de máximo 80 cm; tamanho da letra deverá ser legível a distância de um metro. Os trabalhos passarão por arguições de avaliadores. Para a apresentação oral serão destinados até 05 minutos, não podendo ultrapassar esse tempo. Haverá disposição de local para expor os pôsters. Os autores serão responsáveis pela confecção dos pôsters.
  2. O pôster completo deverá conter:
  3. Nome do(s) autor(es), da instituição a que pertencem, correio eletrônico; breve explicação do objetivo do trabalho, experiência ou pesquisa; desenvolvimento da experiência ou da pesquisa; metodologia utilizada; resultados e conclusões; referências bibliográficas mais significativas; recomenda-se incluir gráficos, figuras, ilustrações, fotos, entre outros para visualizar as ideias.
  4. Durante a sessão de apresentação dos pôsteres, pelo menos um dos autores (inscrito no IX Encontro) deverá estar presente para possíveis debates, discussão ou esclarecimentos.

CONTATO

E-mail: unbgepfape@gmail.com


REALIZAÇÃO

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APOIO

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