Projeto Guarda-chuva: Formação de professores: políticas, concepções, projetos e profissionalidade.
Projeto guarda-chuva do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe), de ação permanente que integra os três eixos: políticas, concepções e profissionalidade. Desenvolve estudos sistemáticos acerca da formação e atuação dos professores, envolvendo a investigação das múltiplas determinações e contradições na implementação das políticas de formação e valorização, no processo do desenvolvimento docente e no exercício da profissão. Visa analisar e compreender perspectivas epistemológicas para a formação de professores, a constituição, viabilização e implementação de políticas, as concepções que permeiam as propostas de formação, bem como, os processos e práticas dos profissionais docentes, especialmente, os pedagogos. No conjunto de seus estudos, aborda as temáticas: identidade, trabalho docente, profissionalização, políticas públicas, gênero, formação de professores, função docente, formação continuada. As investigações são realizadas tendo como base uma abordagem sócio-histórico dialética, a partir da qual vêm produzindo conhecimentos significativos.
Pesquisas desenvolvidas e publicadas:
2009
Título: A concepção de pesquisa: uma leitura com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores
Autora: Kátia Curado
Tipo: Artigo e capítulo de livro (2009)
Título: Professor pesquisador/reflexivo e a figura do barão de Münchhausen
Autoras: Kátia Curado e S. V. L. Rosa
Tipo: artigo (2009)
2010
Título: Políticas para formação e valorização do profissional docente no Brasil: o balanço da produção de uma década na base de dados do SciELO (2000 – 2010).
Autora: Karla Cristina de Almeida
Tipo: PIBIC (2010)
Título: A pesquisa do professor da educação básica e as condições de trabalho docente: uma questão de políticas públicas
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo (2010)
Título: Professores da educação básica pública e a pesquisa: elementos de análise
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo (2010)
2011
Título: O currículo e a formação do pedagogo: percepções dos estudantes
Autora: Andreia e Silva Soares
Tipo: Monografia (2011)
Título: A questão docente: profissionalização, carreira e decisão política.
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo e capítulo de livro (2011)
Título: A condição de trabalho e pesquisa dos professores em formação stricto sensu na educação básica
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo (2011)
Título: A pesquisa na educação básica: uma questão política
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo (2011)
Título: Formação de professores e políticas curriculares: o curso de pedagogia em foco
Autoras: Kátia Curado e S. V. L. Rosa
Tipo: artigo (2011)
Título: Formação e atuação de professores: perspectivas e trajetos de pesquisa
Autoras: Kátia Curado, Shirleide Cruz e S. V. L. Rosa
Tipo: artigo (2011)
2012
Título: Políticas para formação e valorização do profissional docente no Brasil: o impacto da atuação em movimentos sociais na formação e atuação do pedagogo.
Autora: Deise Ramos da Rocha
Tipo: Artigo PROIC (2012)
Título: Formas de ingresso na carreira e a construção da profissionalidade
Autora: Rayanne Ferreira Lopes
Tipo: Artigo PROIC (2012)
Título: A atuação do pedagogo no Distrito Federal em instituições públicas e privadas
Autora: Letícia Marinho Eglem de Oliveira
Tipo: Monografia (2012)
Título: O programa de formação docente Escola de Gestores na ótica do gestor/cursista
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo e capítulo de livro (2012)
Título: Universidade e escola de educação básica: lugares formativos possibilitando a valorização do profissional de educação.
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo e capítulo de livro (2012)
Título: O impacto da atuação nos movimentos sociais para a formação e valorização do pedagogo: diálogos possíveis
Autoras: Deise Ramos Rocha e Kátia Curado
Tipo: artigo (2012)
Título: Políticas para a formação docente: perspectivas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica
Autores: Kátia Curado, Shirleide Cruz e Lucas Xavier
Tipo: artigo (2012)
Título: A didática e a pesquisa como fundamentos epistemológicos da formação de professores
Autoras: Kátia Curado e Sandra Valéria
Tipo: capítulo de livro (2012)
Título: Salário e trabalho docente: valorização do profissional
Autor: Jovino de Souza Rodrigues
Tipo: Monografia
2013
Título: O Pacto Federativo na Construção do Sistema Nacional de Educação
Autora: Isleide Barbosa Silva
Tipo: Dissertação (2013)
Título: O impacto dos movimentos sociais na formação e atuação docente: construções dialógicas para uma educação emancipatória e libertária
Autora: Deise Ramos da Rocha
Tipo: Monografia (2013)
Título: Políticas públicas de formação docente: a questão da valorização profissional do professor/pedagogo no Distrito Federal
Autora: Marta Maria de Sousa Oliveira
Tipo: Monografia (2013)
Título: Regulação da formação e do exercício do professor polivalente: uma análise dos documentos educacionais dos anos 1990 até os dias atuais.
Autora: Nathália Barros Ramos
Tipo: Artigo PROIC (2013)
Título: A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de teses e dissertações no período de 1990-2010
Autora: Letícia Marinho Eglem de Oliveira
Tipo: Artigo PROIC (2013)
Título: Os currículos dos cursos de formação e a construção da profissionalidade polivalente: uma análise dos cursos de Pedagogia do Distrito Federal.
Autora: Gabriella Rosa Andrade
Tipo: Monografia (2013)
Título: A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos periódicos nacionais no período de 1970 a 1990.
Autora: Gabriella Dias dos Santos
Tipo: PIBIC (2013)
Título: Formação de professores, trabalho docente e qualidade de ensino.
Autoras: Sandra Valéria Limonta, Kátia Curado
Tipo: Artigo (2013)
Título: Formação de professores, trabalho docente e qualidade de ensino
Autoras: Sandra Valéria Limonta e Kátia Curado
Tipo: capítulo de livro (2013)
2017
Título: Formação docente e extensão universitária: concepções e construções
Autoras: Andrea Kochhann e Kátia Curado
Tipo: capítulo de livro (2017)
Título: A extensão universitária e a formação de professores: caminhos percorridos de uma pesquisa embrionária
Autora: Andrea Kochhann
Tipo: artigo (2017)
Título: Revista pedagógica como extensão universitária pela concepção processual-orgânica: experiências possibilitadoras de aprendizagens interdisciplinares
Autores: Andrea Kochhann, E. P. Silva, J. S. S. Bemfica, M. H. M. Silva e N. R. Teixeira
Tipo: artigo (2017)
Título: A extensão universitária pela concepção processual-orgânica: oficialização pelo Ofício Circular 263/1994
Autora: Andrea Kochhann
Tipo: artigo (2017)
Título: O método materialismo histórico-dialético: sua gênese e construção
Autora: Andrea Kochhann
Tipo: artigo (2017)