Projeto Guarda-chuva: Formação de professores

Projeto Guarda-chuva: Formação de professores: políticas, concepções, projetos e profissionalidade.

Projeto guarda-chuva do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe), de ação permanente que integra os três eixos: políticas, concepções e profissionalidade. Desenvolve estudos sistemáticos acerca da formação e atuação dos professores, envolvendo a investigação das múltiplas determinações e contradições na implementação das políticas de formação e valorização, no processo do desenvolvimento docente e no exercício da profissão. Visa analisar e compreender perspectivas epistemológicas para a formação de professores, a constituição, viabilização e implementação de políticas, as concepções que permeiam as propostas de formação, bem como, os processos e práticas dos profissionais docentes, especialmente, os pedagogos. No conjunto de seus estudos, aborda as temáticas: identidade, trabalho docente, profissionalização, políticas públicas, gênero, formação de professores, função docente, formação continuada. As investigações são realizadas tendo como base uma abordagem sócio-histórico dialética, a partir da qual vêm produzindo conhecimentos significativos.

Pesquisas desenvolvidas e publicadas:


2009


Título: A concepção de pesquisa: uma leitura com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores

Autora: Kátia Curado

Tipo: Artigo e capítulo de livro (2009)


Título: Professor pesquisador/reflexivo e a figura do barão de Münchhausen

Autoras: Kátia Curado e S. V. L. Rosa

Tipo: artigo (2009)


2010


Título: Políticas para formação e valorização do profissional docente no Brasil: o balanço da produção de uma década na base de dados do SciELO (2000 – 2010).

Autora: Karla Cristina de Almeida

Tipo: PIBIC (2010)


Título: A pesquisa do professor da educação básica e as condições de trabalho docente: uma questão de políticas públicas

Autora: Kátia Curado

Tipo: artigo (2010)


Título: Professores da educação básica pública e a pesquisa: elementos de análise

Autora: Kátia Curado

Tipo: artigo (2010)


2011


Título: O currículo e a formação do pedagogo: percepções dos estudantes

Autora: Andreia e Silva Soares

Tipo: Monografia (2011)


Título: A questão docente: profissionalização, carreira e decisão política.

Autora: Kátia Curado

Tipo: artigo e capítulo de livro (2011)


Título: A condição de trabalho e pesquisa dos professores em formação stricto sensu na educação básica

Autora: Kátia Curado

Tipo: artigo (2011)


Título: A pesquisa na educação básica: uma questão política

Autora: Kátia Curado

Tipo: artigo (2011)


Título: Formação de professores e políticas curriculares: o curso de pedagogia em foco

Autoras: Kátia Curado e S. V. L. Rosa

Tipo: artigo (2011)


Título: Formação e atuação de professores: perspectivas e trajetos de pesquisa

Autoras: Kátia Curado, Shirleide Cruz e S. V. L. Rosa

Tipo: artigo (2011)


2012


Título: Políticas para formação e valorização do profissional docente no Brasil: o impacto da atuação em movimentos sociais na formação e atuação do pedagogo.

Autora: Deise Ramos da Rocha

Tipo: Artigo PROIC (2012)


Título: Formas de ingresso na carreira e a construção da profissionalidade

Autora: Rayanne Ferreira Lopes

Tipo: Artigo PROIC (2012)


Título: A atuação do pedagogo no Distrito Federal em instituições públicas e privadas

Autora: Letícia Marinho Eglem de Oliveira

Tipo: Monografia (2012)


Título: O programa de formação docente Escola de Gestores na ótica do gestor/cursista

Autora: Kátia Curado

Tipo: artigo e capítulo de livro (2012)


Título: Universidade e escola de educação básica: lugares formativos possibilitando a valorização do profissional de educação.

Autora: Kátia Curado

Tipo: artigo e capítulo de livro (2012)


Título: O impacto da atuação nos movimentos sociais para a formação e valorização do pedagogo: diálogos possíveis

Autoras: Deise Ramos Rocha e Kátia Curado

Tipo: artigo (2012)


Título: Políticas para a formação docente: perspectivas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica

Autores: Kátia Curado, Shirleide Cruz e Lucas Xavier

Tipo: artigo (2012)


Título: A didática e a pesquisa como fundamentos epistemológicos da formação de professores

Autoras: Kátia Curado e Sandra Valéria

Tipo: capítulo de livro (2012)


Título: Salário e trabalho docente: valorização do profissional

Autor: Jovino de Souza Rodrigues

Tipo: Monografia


2013


Título: O Pacto Federativo na Construção do Sistema Nacional de Educação

Autora: Isleide Barbosa Silva

Tipo: Dissertação (2013)


Título: O impacto dos movimentos sociais na formação e atuação docente: construções dialógicas para uma educação emancipatória e libertária

Autora: Deise Ramos da Rocha

Tipo: Monografia (2013)


Título: Políticas públicas de formação docente: a questão da valorização profissional do professor/pedagogo no Distrito Federal

Autora: Marta Maria de Sousa Oliveira

Tipo: Monografia (2013)


Título: Regulação da formação e do exercício do professor polivalente: uma análise dos documentos educacionais dos anos 1990 até os dias atuais.

Autora: Nathália Barros Ramos

Tipo: Artigo PROIC (2013)


Título: A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de teses e dissertações no período de 1990-2010

Autora: Letícia Marinho Eglem de Oliveira

Tipo: Artigo PROIC (2013)


Título: Os currículos dos cursos de formação e a construção da profissionalidade polivalente: uma análise dos cursos de Pedagogia do Distrito Federal.

Autora: Gabriella Rosa Andrade

Tipo: Monografia (2013)


Título: A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos periódicos nacionais no período de 1970 a 1990.

Autora: Gabriella Dias dos Santos

Tipo: PIBIC (2013)


Título: Formação de professores, trabalho docente e qualidade de ensino.

Autoras: Sandra Valéria Limonta, Kátia Curado

Tipo: Artigo (2013)


Título: Formação de professores, trabalho docente e qualidade de ensino

Autoras: Sandra Valéria Limonta e Kátia Curado

Tipo: capítulo de livro (2013)


2017


Título: Formação docente e extensão universitária: concepções e construções

Autoras: Andrea Kochhann e Kátia Curado

Tipo: capítulo de livro (2017)


Título: A extensão universitária e a formação de professores: caminhos percorridos de uma pesquisa embrionária

Autora: Andrea Kochhann

Tipo: artigo (2017)


Título: Revista pedagógica como extensão universitária pela concepção processual-orgânica: experiências possibilitadoras de aprendizagens interdisciplinares

Autores: Andrea Kochhann, E. P. Silva, J. S. S. Bemfica, M. H. M. Silva e N. R. Teixeira

Tipo: artigo (2017)


Título: A extensão universitária pela concepção processual-orgânica: oficialização pelo Ofício Circular 263/1994

Autora: Andrea Kochhann

Tipo: artigo (2017)


Título: O método materialismo histórico-dialético:  sua gênese e construção

Autora: Andrea Kochhann

Tipo: artigo (2017)