A Construção da Profissionalidade Docente Bacharéis na Educação Profissional e Tecnológico
O projeto pretende ampliar a discussão e a análise de elementos da construção da profissionalidade docente na educação profissional e tecnológica de bacharéis. Desta feita, tomamos como objetivo central investigar as dimensões constitutivas da profissionalidade docente na EPT. Tendo ainda como objetivos específicos: Delinear a trajetória acadêmica dos professores da EPT do IFB que não possuem licenciatura e nem formação pedagógica complementar; Identificar os conjuntos formativos e experienciais que possibilitam o profissional da EPT construir o ser docente; Identificar qual o significado da profissão professor atribuído pelos investigados. No contexto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), este estudo vincula-se ao Departamento de Planejamento e Administração e ao grupo de Estudos e Pesquisas sobre formação e atuação do Professor/Pedagogo- GEPFAPe.
Pesquisas encerradas: Edital CNPq 2015-2017.
Pesquisas desenvolvidas e publicadas:
2012
Título: A Formação de Professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Um Estudo da Concepção Política.
Autora: Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima.
Tipo: Dissertação (2012)
2013
Título: Análise dos concursos públicos para docentes nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia na região centro-oeste: quais conhecimentos? Qual profissionalidade?
Autora: Nina Daya Simões
Tipo: Monografia (2013)
Título: A consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo das concepções.
Autoras: Kátia Curado e Fernanda Bartoly
Tipo: Artigo (2013- 36º Anped)
2014
Título: A concepção de formação de professores nos Institutos Federais: um estudo dos discursos políticos.
Autora: Kátia Curado
Tipo: Artigo (2014 – Hollos), (2013 – Rio Grande do Norte)
2015
Título: A atuação da coordenação pedagógica no conselho de classe: a experiência do campus São Sebastião
Autora: Blenda Oliveira
Tipo: periódico (2015)
Título: Trabalho docente na política de expansão da educação profissional: questões sobre a verticalização
Autoras: Blenda Oliveira e Shirleide Cruz
Tipo: artigo (2015)
Pesquisas em desenvolvimento – 2018: