Profissionalidade de Docentes Bacharéis

A Construção da Profissionalidade Docente Bacharéis na Educação Profissional e Tecnológico

O projeto pretende ampliar a discussão e a análise de elementos da construção da profissionalidade docente na educação profissional e tecnológica de bacharéis. Desta feita, tomamos como objetivo central investigar as dimensões constitutivas da profissionalidade docente na EPT. Tendo ainda como objetivos específicos: Delinear a trajetória acadêmica dos professores da EPT do IFB que não possuem licenciatura e nem formação pedagógica complementar; Identificar os conjuntos formativos e experienciais que possibilitam o profissional da EPT construir o ser docente; Identificar qual o significado da profissão professor atribuído pelos investigados. No contexto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), este estudo vincula-se ao Departamento de Planejamento e Administração e ao grupo de Estudos e Pesquisas sobre formação e atuação do Professor/Pedagogo- GEPFAPe.

Pesquisas encerradas: Edital CNPq 2015-2017.

Pesquisas desenvolvidas e publicadas:


2012


Título: A Formação de Professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Um Estudo da Concepção Política.

Autora: Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima.

Tipo: Dissertação (2012)


2013


Título: Análise dos concursos públicos para docentes nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia na região centro-oeste: quais conhecimentos? Qual profissionalidade?

Autora: Nina Daya Simões

Tipo: Monografia (2013)


Título: A consolidação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo das concepções.

Autoras: Kátia Curado e Fernanda Bartoly

Tipo: Artigo (2013- 36º Anped)


2014


Título: A concepção de formação de professores nos Institutos Federais: um estudo dos discursos políticos.

Autora: Kátia Curado

Tipo: Artigo (2014 – Hollos), (2013 – Rio Grande do Norte)


2015


Título: A atuação da coordenação pedagógica no conselho de classe: a experiência do campus São Sebastião

Autora: Blenda Oliveira

Tipo: periódico (2015)


Título: Trabalho docente na política de expansão da educação profissional: questões sobre a verticalização

Autoras: Blenda Oliveira e Shirleide Cruz

Tipo: artigo (2015)


Pesquisas em desenvolvimento – 2018: