Formação continuada: estudo de concepções
Descrição: A presente pesquisa busca analisar as concepções de formação continuada implantada como política pública a partir da constituição em 2003 da rede Formação Continuada de Professores. De forma teórica, aborda-se diferentes concepções de formação continuada de professores, de modo a entender seu aspecto formal e outras possibilidades não-formais. Como proposta metodológica trabalha-se com diferentes sub-projetos estudando os programas e projetos de formação continuada vinculados a rede.
Pesquisas desenvolvidas e publicadas:
2009
Título: Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa
Autoras: Kátia Curado e Ivone Garcia Barbosa
Tipo: artigo (2009)
2010
Título: Profissionalização docente: aspectos do tornar-se professor com formação stricto sensu na educação básica
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo (2010)
2011
Título: Pós-graduando stricto sensu na educação básica: resistência e desistência
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo (2011)
2013
Título: Os sentidos e significados da formação stricto sensu no trabalho docente da educação básica
Autora: Dayse Kelly Barreiros
Tipo: Dissertação (2013)
2016
Título: Formação continuada de professores alfabetizadores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa
Autora: Viviane Carrijo
Tipo: dissertação (2016)
Título: Sentidos da formação continuada para o docente: o pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio/PNEM
Autora: Alessandra Batista de Oliveira
Tipo: dissertação (2016)
2017
Título: A importância da coordenação pedagógica como espaço de reflexão e transformação das práticas pedagógicas nas escolas públicas do distrito federal
Autora: Danyela Martins Medeiros
Tipo: dissertação (2017)
Pesquisas em andamento:
Título: A formação stricto sensu como política de formação continuada
Autora: Dayse Kelly Barreiros de Oliveira
Tipo: tese (em andamento)