VI Seminário sobre Marxismo e Formação do Educador

VI SEMINÁRIO SOBRE MARXISMO E FORMAÇÃO DO EDUCADOR


 

A realização do “VI Seminário sobre marxismo e formação do educador: o materialismo histórico dialético nas pesquisas educacionais”, foi organizado pelos Grupos de Estudo e Pesquisa: MARXEDUCA, GEPFAPe, ÁGUIA e CONSCIÊNCIA, acontecendo no período de 14 a 17 de agosto de 2018, na  Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.


Baixe AQUI o folder – em pdf


O Seminário sobre Marxismo e Formação do Educador objetiou propiciar a interlocução entre os pesquisadores dos diferentes grupos de pesquisa, com o foco na área de educação, entre os diferentes objetos de estudo que sucinta as investigações, promovendo  debate acerca da Ciência e do conhecimento no atual contexto de políticas educacionais e suas implicações para a qualidade social da formação docente e da educação básica e superior.

Foram contempladas discussões sobre formação docente e trabalho pedagógico com os professores da educação básica e da educação superior, grupos de pesquisas e estudantes da pós-graduação. O evento contou com a submissão de trabalhos nas modalidades: comunicação oral e pôster.

Objetivos

  • Promover interlocução entre pesquisadores e estudantes da graduação, pós-graduação em educação e profissionais da educação básica.
  • Discutir a problemática do método à luz dos elementos fundamentais que ancoram o entendimento do marxismo.
  • Levantar a crítica aos paradigmas metodológico-científicos dominantes, em geral e, especificamente, no campo da pesquisa educacional.
  • Discutir resultados de pesquisa educacional em busca da articulação entre trabalho, trabalho pedagógico, formação docente e práxis social.
  • Oportunizar intercâmbio entre pesquisadores e possibilitar a formação de grupos e redes de pesquisa.
  • Estreitar as relações institucionais entre universidade e rede de educação básica.
  • Socializar experiências e práticas pedagógicas de profissionais e escolas da educação básica, comprometidas com a emancipação dos sujeitos.

PROGRAMAÇÃO

14 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)

TARDE – 17h-19h: Credenciamento

NOITE

19h-19h30: Mesa de Abertura

  • Profª Drª Maria Abádia da Silva – PPGE-FE/UnB (Águia)
  • Profª Drª Edileuza Fernandes da Silva – PPGE-FE/UnB (MarxEduca)
  • Profª Drª Kátia Curado – PPGE-FE/UnB (Gepfape)
  • Prof. Dr. Erlando Rêses – PPGE-FE/UnB (Consciência)

19h30-22h: Palestra: Educação e emancipação humana: marcos do capitalismo e do marxismo – Prof. Dr. Ivo Tonet – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

15 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

MANHÃ – 08h30-12h: Palestra – Metodologia de Pesquisa na formação de professores – Profª Drª Helena Costa Lopes de Freitas (UNICAMP)

TARDE – 14h-18h: Relatos de experiências pedagógicas da rede pública de ensino do DF.

– Escola “sem muros” e de qualidade social – Centro de Ensino Fundamental 801 – Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas. – Prof. Afonso Wescley de Medeiros Santos

– Projeto Agrourbano Plantando Água – Centro de Ensino Educacional Agrourbano Ipê – Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante – Profª Gedilene Lustosa Gomes de Almeida

 – Projeto Mulheres Inspiradoras: Educação para a transformação social – EAPE/SEDF – Profª Gina Vieira Ponte de Albuquerque

Mediação: Nathalia Cassettari – PAD/FE-UnB

16 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

MANHÃ – 08h-12h: Apresentações de pesquisas de alunos na área de formação docente e trabalho pedagógico

TARDE – 14h-18h: Palestra – Análise de dados por meio de núcleos de significação – Profª Drª Wanda Maria Junqueira de Aguiar – PUC-SP

17 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

MANHÃ: 08h-12h: Apresentações de pesquisas de alunos na área de formação docente e trabalho pedagógico

Sessão de pôster

TARDE: 14h-18h: Apresentações de pesquisas de alunos na área de formação docente e trabalho pedagógico

Sessão de pôster

– Avaliação e encerramento do seminário.


TRABALHOS APROVADOS – COMUNICAÇÃO ORAL

EIXO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

16 de agosto (Quinta-feira), 08h às 12h, Sala Papirus – Faculdade de Educação FE 1.

Título: A ambiguidade do trabalho docente: a contradição como elemento de uma formação de professores emancipadora

Autor: Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima

Título: Professores de geografia da rede pública do Distrito Federal: como se constituem na temporalidade e condições de trabalho

Autor: Frederico Guilherme Campos de França

Título: Primeiras aproximações: a centralidade do trabalho no complexo educacional e a ontologia do ser social de Lukács

Autor: Thiago Oliveira Queiroz Nunes

Título: Materialismo histórico-dialético como referência ontológica e epistemológica na compreensão dos processos e percursos da formação docente

Autores: Rosiris Pereira de Souza; Renato Barros de Almeida; Rodrigo Fernandes Fideles Mohn

Título: CINEMA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: uma discussão por meio de um projeto de extensão e pesquisa

Autor: Naiane Silva Prazer, Ana Caroline Martins de Sousa, Maria Eneida da Silva, Andréa Kochhann

Título: Falas recorrentes sobre o trabalho e identidade docente à luz dos núcleos de significação

Autores: Gabriel Arrais, Andréa Kochhann, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Shirleide Pereira da Cruz, Nathalia Cassettari, Ana Sheila Costa

Título: O PROCESSO DE APOSTILAMENTO NO TRABALHO DOCENTE: uma discussão recorrente em um projeto de extensão

Autor: Érica Melo, Gabriel Arrais, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Shirleide Pereira da Cruz, Nathalia Cassettari, Ana Sheila Costa

Título: PRECARIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO NO/DO TRABALHO DOCENTE DOS

Autor: Solange Cardoso


EIXO: TRABALHO PEDAGÓGICO

17 de agosto (Sexta-feira), 08h às 12h, Sala Papirus – Faculdade de Educação FE 1.

Título: UTILIZAÇÃO DA EaD NA FORMAÇÃO DE PESSOAS ADULTAS PRESAS NO DISTRITO FEDERAL

Autores: Erlando da Silva Reses, Walace Roza Pinel, Lenilda Damasceno Perpétuo

Título: EDUCAÇÃO E POBREZA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autor: Glaucia Santos (IC)

Título: PNE (META 16): REALIDADE DO PROFESSOR QUE FORMA PROFESSORES – DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Autor: Eliane Fernandes Limão

Título: KARL MARX “SOBRE O SUICÍDIO”: AULA E REFLEXÕES.

Autor: Amanda Nunes de Freitas

Título: AVALIAÇÃO ESCOLAR E SOCIOEDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO DF

Autor: Enílvia Rocha Morato Soares

Título: Pedagogia Socialista na Universidade e na sociedade: reflexões sobre o processo ensino-aprendizagem

Autores: Priscila Campos Pereira e Marina de Oliveira Sampaio

Título: DO PLANO PILOTO AO DISTRITO FEDERAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IDENTIDADE E SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL DA CIDADE DE BRASÍLIA

Autor: Aurora Maria Putton Barbosa

Título: O PAPEL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS DENTRO DA INICIATIVA PRIVADA: ENTRA A FORMAÇÃO CONTINUADA E A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO

DAYSE RAYANE E SILVA MUNIZ


EIXO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Dia 17 de agosto (Sexta-feira), 08h às 12h, Sala Papirus – Faculdade de Educação FE 1

Título: A INDISSOCIABILIDADE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO PARA O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Autores: Andrey Pereira de CASTRO, Cíntia Andrade MARINHO, Maria Eneida DA SILVA

Título: Pedagogia Política de José Martí e a Formação de Professores na Educação do Campo

Autores: Jair Reck, Tállyta Abrantes do Nascimento

Título: O LETRAMENTO POLÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores: Andrey Pereira de CASTRO, Maria Eneida DA SILVA

Título: ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LUZIÂNIA (ENFORMA): UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE CORROBORA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores: Fernanda Dutra, Maria Eneida Silva, Andrea Kochhann

Título: UM GRUPO DE ESTUDOS COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: a extensão possibilitando a formação inicial e continuada

Autores: Helen Ribeiro, Andréa Kochhann, Naiane Silva Prazer

Título: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UM MOVIMENTO PRÁXICO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: reflexões iniciais

Autor: Andréa Kochhann

Título: FORMAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE: tessituras entre práticas extensionistas institucionais

Autores: Gabriel Arrais, Andréa Kochhann, Maria Eneida da Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Shirleide Pereira da Cruz

Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO PARA TRABALHAR COM A DIVERSIDADE SEXUAL EM SALA DE AULA

Autores: Ana Cláudia Souza VORTMANN, Maria Eneida DA SILVA


TRABALHOS APROVADOS – PÔSTER

17 de agosto (Sexta-feira), 08h às 12h, Sala Papirus – Faculdade de Educação FE 1.

Título: OFICINA PEDAGÓGICA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA E LÚDICA

Autor: Deise Avelina Felipe Saraiva

Título: A PEDAGOGIA E O ESPAÇO NÃO ESCOLAR: um olhar para a área de agrárias

Autores: Ana Caroline Martins de Sousa, Naiane Silva Prazer, Andréa Kochhann, Natalia Ribeiro, Elenaice de Paula

Título: Primeiras aproximações: a centralidade do trabalho no complexo educacional e a ontologia do ser social de Lukács

Autor: Thiago Oliveira Queiroz Nunes

Título: OS CICLOS DE CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM LUZIÂNIA, GOIÁS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

Autores: Raiany Soares DE SOUZA, Maria Eneida DA SILVA, Ivanilde de Oliveira RODRIGUES

Título: PROPOSTA DE PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM URGÊNCIAS : EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL

Autores: Sandra de Nazaré Costa Monteiro, Fabiana Claudia Vasconcelos França, Tiago Silva Vaz

Título: O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS: UM PROJETO DE DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO.

Autor: Maria Eneida da Silva

Título: DOCENTES EM INÍCIO DE CARREIRA E SUAS DESCOBERTAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR.

Autor: Jaqueline Alves Rodrigues da Silva

Título: A Epistemologia da Práxis e a Dimensão Política da Formação de Professores

Autor: Priscila Bastos Braga dos Santos

Título: Mário Ribeiro Cantarino Filho: Por uma perspectiva ontológica do ser e a história da Educação Física no Distrito Federal

Autor: Lucas Scaravelli da Silva


REALIZAÇÃO

Grupos de Estudo, Pesquisa e Extensão da FE/UnB

MARXEDUCA – GEPFAPe – CONSCIÊNCIA – ÁGUIA


COMITÊ ORGANIZADOR

  • Adallyda Messias Alves   – FE/UnB (Graduação – ProiC)
  • Adna Oliveira da Silva – SEEDF
  • Amanda Tayne Lima Dias – FE/UnB (Graduação – ProiC)
  • Ana Sheila Fernandes Costa – FE/UnB
  • Débora Gonçalves de Bastos  – PPGE/FE/UnB
  • Deise Ramos da Rocha – PPGE/UnB/UFPel
  • Edileuza Fernandes da Silva – PPGE/FE/UnB
  • Erlando Rêses – PPGE/FE/UnB
  • Gilcéia Leite dos Santos Fontenele – PPGE/FE/UnB
  • Guilherme Pamplona Beltrão Luna – SEEDF
  • Henrique Rodrigues Torres – SEEDF/EAPE
  • Josimara Xavier – SEEDF
  • José Francisco de Sousa -SEEDF
  • Juliana Olinda Martins Pequeno – Faculdade Projeção
  • Karla Vanessa Gomes dos Santos – SEEDF
  • Katia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva – PPGE/FE/UnB
  • Maria Abadia da Silva – PPGE/FE/UnB
  • Nathália Cassettari – PPGE/FE/UnB
  • Rhaissa Sheri Freire de Souza Rocha  – FE/UnB (Graduação – ProiC)
  • Shirleide Pereira da Silva Cruz – PPGE/FE/UnB

APOIO