PEREIRA, Viviane Carrijo Volnei. Formação continuada de professores alfabetizadores e o processo de constituição da profissão docente. In: V Congresso Ibero-Americano VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Anais. ANPAE, Goiânia: 2016.
MEDEIROS, Danyela Martins.A importância da Coordenação Pedagógica como espaço de reflexão e transformação das práticas pedagógicas nas escolas da rede pública do Distrito Federal. XIII ENDIPE. In: Didática e prática de ensino no contexto Político Contemporâneo – cenas da Educação brasileira.Cuiabá/MT, 2016.
Anais de Eventos Acadêmicos/Científicos – Ano 2015
SOUZA, Rosiris Pereira de. Panorama das pesquisas sobre professores iniciantes na educação infantil. In: Anais do Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Goiânia, Goiás. 2015.
PEREIRA, Viviane Carrijo Volnei. Formação Continuada de professores alfabetizadores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. In: ANAIS – XXII SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO: Ciência e Formação: Utopias e Desencantos
PEREIRA, Viviane Carrijo Volnei. Formação Continuada de professores alfabetizadores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. In: ANAIS – II CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO
Anais de Eventos Acadêmicos/Científicos – Ano 2014
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro; CRUZ, SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA . A Profissionalidade Docente na Educação Profissional em Construção: discutindo alguns elementos identitários. In: V Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Belo Horizonte: 2014.
Construções dialógicas entre a formação docente e os movimentos sociais para uma educação emancipatória e libertadora.
ROCHA, Deise. R. ; CRUZ, SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA . In: X Seminário Internacional Rede Estrado. Direito à Educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador-BA: 2014.
Entre a escassez e a evasão: a formação de professores em instituições federais de educação profissional e tecnológica.
LIMA, F. B. G. ; LIMA, N. F. In: II Workshop nacional sobre evasão na educação profissional técnica e tecnológica. BRASÍLIA: 2014.
O Programa de Formação Escola de Gestores – Perspectivas formativas do gestor cursista.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro, CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. In: IV Congresso Ibero-Americano e VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação: Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero-Americana. Porto: 2014.
Políticas de Formação Inicial de Professores no Brasil: Perfil institucional quantitativo do Pibid em 2014.
NUNES, D. F. ; SANTANA, L. L. In: X Seminário internacional da REDE ESTRADO: Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. Salvador-BA: 2014.
Professores Iniciantes na Rede de Educação Pública da Educação Municipal de Goiânia: análises preliminares.
SILVA, K. A. C. P. C.; FERNANDES, Rodrigo Fideles ; LIMONTA, S.V. ; CRUZ,Shirleide Pereira da Silva . In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. Curitiba: 2014.
Anais de Eventos Acadêmicos/Científicos – Ano 2013
A concepção de formação de professores nos institutos federais: um estudo dos discursos políticos.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro; LIMA, F. B. G. In: A produção do conhecimento científico, Rio Grande do Norte: 2013.
LIMA, F. B. G.; CURADO SILVA, Kátia Augusta P. Cordeiro. In: 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Goiânia-GO: 2013.
CRUZ, S. P. S.; VITAL, T. R. S. In: II Colóquio Nacional de produção do conhecimento em educação Profissional, 2013, Natal – RN.
A institucionalização da polivalência no trabalho d ocente da escola primária em pernambuco.
CRUZ, S.P. S.; SILVA, M. M. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá-MT: 2013.
A Problemática da Evasão no Ensino Superior: Indicadores para o aprofundamento da análise a partir de cursos de licenciatura.
NUNES, D. F.; SILVA, K. A. C. P. C. In: V EDIPE: Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino: Didática e Formação de Professores: A qualidade da educação em debate. Goiania-GO: CEPED-UEG, 2013. v. 5.
OLIVEIRA, L. M. E. ; CRUZ, S.P. S. ; CURADO SILVA, K. A. P. C. In: IX jornada do HISTEDBR: A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização. Cascavel-PR: 2013.
A produção de pesquisas sobre a polivalência como organização escolar docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das produções dos programas de pós-graduação em educação das universidades federais do centro-oeste entre 1990-2010.
OLIVEIRA, L. M. E. ; CRUZ, S. P. S. In: 19º Congresso de Iniciação Científica da UNB e 10º Congresso de Iniciação Científica do DF: Ciência, Cultura e Cidadania. Brasília: 2013.
Formas de ingresso na carreira e a constituição da profissionalidade polivalente.
LOPES, R. F.; CRUZ, S.P. S. ; SILVA, K. A. C. P. C. In: IX jornada do HISTEDBR: A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização. CASCAVEL-PR: 2013.
Os currículos dos cursos de formação em pedagogia e a construção da profissionalidade polivalente.
ANDRADE, G. R.; CRUZ,Shirleide Pereira da Silva. In: VI Colóquio internacional de políticas e práticas curriculares Currículo: (re)construindo os sentido da educação e ensino. João Pessoa-PB: 2013. p. 2082-2097.
Pesquisas sobre a polivalência como organização do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de programas de pós-graduação em educação do centro-oeste.
OLIVEIRA, L. M. E. ; CRUZ, S.P. S. In: V Encontro estadual de didática e prática de ensino: Didática e f0rmação de professores: a qualidade da educação em debate. Goiânia-GO: Gráfica PUC-Goiás, 2013.
Política pública e formação inicial de professores – um estudo sobre a prática dos bolsistas de pedagogia dos projetos Pibid do Distrito Federal.
SANTANA, L. L. ; SILVA, K. A. C. P. C. . In: V Encontro estadual de didática e prática de ensino: Didática e f0rmação de professores: a qualidade da educação em debate. Goiânia-GO: Gráfica PUC-Goiás, 2013.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro ; ROCHA, Deise. R. CRUZ, S. P. S. In: V Fórum Internacional de Pedagogia: Pesquisa na Graduação: Justiça social, diversidades e emancipação humana. Vitória da Conquista/Bahia: Anais FIPED, 2013.
SILVA, K. A. C. P. C. ; SILVA CRUZ, S. P. ; RAMOS, N. B. In: IX Jornada do HISTEDBR: A Pedagogia Histórico-Crítica, a Educação Brasileira e os desafios de sua institucionalização. Cascavel-PR: 2013.
Anais de Eventos Acadêmicos/Científicos – Ano 2012
A atuação do pedagogo no Distrito Federal: Instituições públicas e privadas.
OLIVEIRA, L. M. E.; ROSA, F. A.; CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: VII Seminário da Anpae Centro-Oeste e IX Seminário da ANPAE – seção Goiás. Goiânia – Go: UFG, 2012.
A construção da profissionalidade polivalente e o saber curricular do professor.
CRUZ, S.P. S.; BATISTA NETO, J. In: X Colóquio Sobre Questões Curriculares E Vi Colóquio Luso Brasileiro De Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte: 2012.
A formação de professores nos Institutos Federais: estado do conhecimento.
LIMA, F. B. G. In: XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Educação e pesquisa no Centro-Oeste: Políticas, Formação e Inovação. Corumbá/MS: 2012.
Avaliação de desempenho docente nas redes estaduais de educação básica no Brasil.
SANTOS, C. A ; NOGUEIRA, D. P. X. ; RIBEIRO DE JESUS, G. ; CRUZ, S.P. S. In: III Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação- Fórum Europeu de Administradores da Educação. Zaragosa-Espanha: 2012.
Concepções de Polivalência e Professor Polivalente: Uma Análise Histórico-Legal.
CRUZ, S.P. S. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas ‘ História, Sociedade e Educação no Brasil’: História da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades. João Pessoa-PB: 2012. p. 2895-2908.
Cultura Escolar e a Pesquisa Educacional nos periódicos brasileiros.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro ; BARREIROS, D. K; DUARTE, S. S. M. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Lusoi Brasileiro de Currículo. Belo Horizonte: 2012.
CRUZ, S.P. S. ; BATISTA NETO, J. In: 35ª Reunião Anual da ANPed: Educação, Cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento:o Brasil do século XXI. Recife-PE: 2012.
O Impacto da Atuação nos Movimentos Sociais para a Formação e Valorização do Pedagogo: diálogos possíveis.
ROCHA, Deise. R. ; CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: VII Seminário da ANPAE – Centro Oeste: Políticas e Gestão da Educação no Centro-Oeste do Brasil: pesquisas e práticas. Goiânia: 2012.
Pesquisas do PPGE/UnB sobre o Curso de Pedagogia (2000 – 2010).
SOARES, A. S. ; SILVA, K. A. C. P. C. In: XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPEd Centro Oeste: Educação e pesquisa no Centro Oeste: políticas, formação e inovação. Corumbá-MS: 2012.
Políticas para a Formação Docente: perspectivas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro ; CRUZ, S. P. S. ; XAVIER, L. R. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares/VI Colóquio Lusoi Brasileiro de Currículo. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
Sentido e Significado do Currículo stricto sensu na formação de professores da Educação Básica.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro ; BARREIROS, D. K. In: X Colóquio sobre Questões Curriculares/ VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 01.
Valorização docente: debatendo as contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência-PIBID.
XAVIER, L. R. ; CRUZ, S.P. S. In: VII Seminário da ANPAE Centro-Oeste e IX Seminário da ANPAE: Políticas e Gestão da Educação no Centro-Oeste do Brasil: pesquisa e práticas. Goiânia: 2012.
Anais de Eventos Acadêmicos/Científicos – Ano 2011
A condição de trabalho e pesquisa dos professores com formação stricto sensu na educação básica.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011.
A construção da profissionalidade docente polivalente: uma análise histórica.
CRUZ, S.P. S. In: X Jornada do HISTEDBR: História da Educação:intelectuais,memória e política. Vitória da Conquista: 2011.
A pesquisa na educação básica: uma questão de política.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: XXV Simposio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação – ANPAE. São Paulo: 2011.
CRUZ, S.P. S. ; BATISTA NETO, J. In: 34ª reunião da Anped: Educação e justiça Social. Natal-RN: 2011.
Análise de ENADE Pedagogia e a Profissionalidade Docente nos Anos Iniciais.
NOGUEIRA, D. P. X. ; CRUZ, S.P. S. In: V Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares – Avaliação das Políticas Curriculares: da educação básica ao ensino superior. João Pessoa –PB: 2011.
As licenciaturas nos Institutos Federais: concepções e pressupostos.
LIMA, F. B. G. ; SILVA, Kátia Augusta Curado P. Cordeiro da. In: IV Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino. Goiânia: 2011.
Concepções de formação docente.
LAGAR, Fabiana. Margarita. G . In: IV Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino. Goiânia – GO, CEPED – UEG: 2011.
Docência nos anos iniciais do ensino fundamental e a construção da profissionalidade polivalente: refletindo sobre elementos estruturantes.
CRUZ, S.P. S. ; BATISTA NETO, J. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Manaus-AM: 2011. educação,culturas e Diversidades. Manaus: Valer editora, 2011.
Docência nos anos iniciais do ensino fundamental: refletindo sobre elementos estruturantes. CRUZ,Shirleide Pereira da Silva . In: XV Encontro Nacional da ANFOPE e I CIDInE. Caldas Novas-GO: 2011.
Educação do campo como espaço de formação diferenciada: histórico e perspectivas.
ROCHA, Deise. R. In: Primer Encuentro Internacional de Pedagogia: Discursos y Prácticas de Intervención. Nezahualcóyoti, FES Aragón, Universidade Nacional de México: 2011.
Educação para as relações étnico-raciais: a formação e o posicionamento político do educador.
ROCHA, Deise. R.; COSTA, A. S. In: Primer Encuentro Internacional de Pedagogia: Discursos y Prácticas de Intervención. Nezahualcóyoti, FES Aragón, Universidade Nacional de México: 2011.
Formação de professores e políticas curriculares: o curso de pedagogia em foco.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro ; ROSA, S. V. L. In: IV colóquio internacional de políticas e práticas curriculares: diferença nas políticas de currículo. João Pessoa/PB: 2011.
Formação e atuação de professores: perspectivas e trajetos de pesquisa.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro ; ROSA, S. V. L. ; CRUZ, S. P. S. In: VII Congresso Nacional de educação – EDUCERE – Edição Internacional e II Simpósio de Grupos de pesquisa sobre formação de professores. Curitiba/PR: 2011.
ROCHA, Deise. R. ; COSTA, A. S. In: XI Congresso Iberoamericano de Extensión Universitária: Integración extensión, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social. Santa Fe: Universidade Nacional del Litoral, 2011.
Impacto da pós-graduação stricto sensu na educação básica no Distrito Federal.
BARREIROS, D. K. In: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. GT 08 – Formação de professores. Natal: 2011.
O Pedagogo no Brasil: pesquisas acerca de publicações da identidade desse profissional. ROCHA, Deise. R.; CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: XI Congresso Iberoamericano de Extensión Universitária: Integración extensión, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social. Santa Fe: Universidade Nacional del Litoral, 2011.
Pós-graduandos stricto sensu na educação básica: resistência e desistência.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: 34ª Reunião da Anped – Educação Justiça Social. Natal: 2011.
Práticas de Ensino e Aprendizagem: uma experiência para além dos muros da escola.
BARREIROS, D. K. In: IV Encontro de Didática e Práticas de Ensino: Para uma realidade complexa, que escola, que ensino?. Goiânia: 2011.
Profissionalidade polivalente e o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental. CRUZ, S.P. S. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente – VI Encontro Brasileiro da RedeEstrado, 2011, Maceió-AL. Políticas Educacionais e Mudanças no Contexto Escolar, 2011.
Anais de Eventos Acadêmicos/Científicos – Ano 2010
A pesquisa do professor da educação básica e as condições de trabalho docente: uma questão de políticas públicas.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. Uberlândia: 2010.
Docência nos anos iniciais do ensino fundamental e a construção da profissionalidade polivalente: refletindo sobre elementos estruturantes.
CRUZ,Shirleide Pereira da Silva. In: XV Encontro Nacional da Anfope- Biblioteca Anfope: Políticas e Pesquisas de formação inicial e continuada de profissionais da educação: análise e avaliação do contexto dos anos 200. Goiania-GO: Liber Livro-Biblioteca, 2010. v. 2. p. 1-16.
Formação e atuação do pedagogo: um amplo campo de pesquisa.
RODRIGUES, Jovino. S. ; BERNARDES, Geórgia Grace ; CURADO, Kátia Augusta. In: XIX Simpósio de estudos e pesquisas da faculdade de educação da UFG. Goiânia: 2010.
O Pedagogo em Questão: uma análise sobre as pesquisas levantadas à respeito desse profissional.
ROCHA, Deise. R. OLIVEIRA, Marta M. S. In: XIX Simpósio de estudos e pesquisas da faculdade de educação da FE/UFG. Goiânia: 2010. V. XIX.
Professores da Educação Básica Pública e a Pesquisa: elementos de análise.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: V Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares/ IX Colóquio sobre Questões Curriculares: Professores da Educação Básica Pública e a Pesquisa: elementos de análise. Porto/Portugal: 2010.
Profissionalização Docente: aspectos do tornar-se professor com formação stricto sensu na educação básica.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. In: VIII Seminário da Rede Latino Americano de estudos Sobre o trabalho Docente. Lima-Peru: 2010.