Epistemologia da práxis: pressupostos teóricos e práticos para a formação de professores
Descrição: Construir um corpo de conhecimentos teóricos-práticos que contribua para uma proposta de formação de professores da Educação Básica tendo como referência a formação de professores como problema de conhecimento referido à tessitura das relações sociais que se desenvolvem no plano estrutural, conjuntural e nas práticas cotidianas do trabalho historicamente constituído.
Pesquisas desenvolvidas e publicadas:
2012
Título: Políticas públicas na formação de professores e a relação teoria e prática: um debate com Gramsci
Autora: Kátia Curado
Tipo: artigo e capítulo de livro (2012)
2016
Título: Epistemologia da práxis: pressupostos teóricos e práticos para a formação de professores
Autora: Kátia Curado
Tipo: pós- doutoramento (2016)
Título: A formação docente e extensão universitária: concepções, sentidos e construções de uma práxis-emancipadora
Autora: Andrea Kochhann
Tipo: artigo (2016)
2017
Título: A formação de professores e a extensão universitária: caminhos (im) possíveis pela práxis crítico-emancipadora
Autora: Andrea Kochhann
Tipo: artigo (2017)
Título: A tendência histórico-crítica e a emancipação humana: (im) possibilidades para o trabalho concreto na universidade
Autores: Andrea Kochhann e M. E. Silva e N. R. Teixeira
Tipo: artigo (2017)
Título: Emancipação humana: possibilidades e dificuldades na práxis acadêmica
Autores: Andrea Kochhann, V. A. S. Rocha, P. Ramiro, A. Feliciano e P. Ferreira
Tipo: artigo (2017)
Pesquisas em desenvolvimento:
Título: Emancipação humana e educação: perspectivas para uma formação de professores emancipadora
Autora: Fernanda Bartoly
Tipo: tese
Título: Teoria e Prática na Formação de Professores no Curso de Pedagogia: perspectivas e limites da extensão universitária.
Autora: Andrea Kochhamm.
Tipo: tese